Belmonte

Prefeitura de Belmonte poderá se “Juntar” a Srª Roswitha Ricci

O diretor de infraestrutura Nan Menezes com bombeiros civis e militares de Salvador, e um médico veterinário, estiveram nesse final de semana na residência de Dona Roswitha para atendimento de cães e gatos. Aplicaram vacinas antiviral importada em 50 gatos,também contribuíram com 60kg de ração de gatos e  vários medicamentos, vitaminas, petiscos e sachês. Sensibilizados com a atual situação prometeram estudar uma forma de ajudá-la, criando um projeto que venha solucionar os problemas existentes.

Será muito importante, se essa união se concretizar , será mais uma marca da renovação, já que gestões anteriores nunca fizeram nada relacionado a animais abandonados.

Roswitha Ricci, 73 anos, alemã, há 40 anos conheceu Belmonte, foram varias visitas, mas a tranquilidade da cidade fez com que escolhesse para ficar de vez, já se vão mais de 11 anos, mas antes de mudar para cá, ajudava no resgate, tratamento e doação de animais em SP. Alguns iam para abrigos, outros para sua casa que era lar transitório. Quando se mudou trouxe 20 cães para viverem com ela. Na chegada se deparou com vários gatos na casa que rapidinho foram procriando e em menos de um ano viraram 30, com isso, Rodrigo veterinário, que é seu amigo, se propôs a vir para castrá-los, ofertando a possibilidade para que pessoas da cidade pudessem também castrar os seus, o que deu início ao programa de castrações que atualmente fazem em toda a região do entorno.

Devido a dedicação dados aos animais surgiu, um grande problema as pessoas começaram a desovar ninhadas de gatos, às vezes com os olhos ainda fechados e adultos. Hoje são em torno de 240 gatos que acabou a “obrigando” a cuidar e alimentar, “pra quem convive e entende o extremo amor e senciência dos animais, seria impossível fingir não saber do sofrimento daquele ser inocente. Uma pessoa capaz de abandonar um animal é um ser sem alma!” A realidade hoje é bem árdua! O seu dia é dedicado por inteiro aos 12 cães (idosos) e 240 gatos. Acorda muito cedo para cuidar de todos, fazer a limpeza dos espaços, alimentar e medicar.

Financeiramente esta ‘ficando impossível.

Atualmente está tendo problemas, sérios. As rações encareceram muito, o que ganha já não permite mais que compre a quantidade necessária e muitas vezes faltam medicações. Também está sem ajudante porque não tem mais como pagar (tecnicamente nem deveria mais pegar peso ou fazer serviços pesados). Além disso, depois de 10 anos e com a proximidade do mar, as estruturas do canil e de um pequeno gatil usado para animais aguardando castração, estão ruindo e precisam ser reconstruídos. Seria ideal ter também uma ou duas baias para tratamento e/ou eventual hospedagem de animais. A construção de um gatil, é fundamental para que possa recuperar a sua casa, e possa novamente ter uma vida com condições digna para morar, já que sua casa, hoje, por conta dos gatos não tem um espaço adequado de uma residência, foi tudo transformado em um verdadeiro “gatil”!

Na conversa que tivemos fez questão de ressaltar que contou e conta com ajuda do Veterinário Rodrigo, que desde do início esteve com ela e também com veterinária Lilian, pois em outros tempos, até uma de veterinária tinha que fazer, pois devido a falta do profissional na cidade as pessoas a procuravam e de imediato entrava em contato com Rodrigo por telefone.

Desses animais que hoje se encontram na sua residência 90% estão castrados, o restante são animais muito ariscos e fica difícil fazer suas capturas sem ter um local apropriado para colocá-los, enquanto aguardam a vinda do veterinário para fazer as castrações.

 

Deixe uma resposta